top of page

EAT – Cursos Anteriores

Avatar Tropical - Influencer Tropical

Inventa-te a ti mesmo: “Crie seu Avatar Tropical”

Avatar Tropical:

O que é o Avatar Tropical? Imagine o seu Eu Superior manifestado em um personagem alegórico. Imagine algo como um personagem carnavalesco mesmo! Adicione um engajamento, uma utopia, um a(r)tivismo poético.

O Avatar Tropical é um ser que entende a ética tropical do povo brasileiro, manifesta no carnaval, no samba, na ginga, no drible, no borogodó e sabe lidar com ela para alcançar seus justos propósitos. Tenha valores! Re-des-cubra sua Utopia e mude o mundo com ela!

            Imagine um super herói tropical que age para transformar o mundo, mas sem perder a alegria, prova iniciática principal de São Oswald de Andrade (A alegria é a prova dos nove!).

            Imaginou? Sonhou? Esse é o seu Avatar Tropical!

Na formação em Avatar você pratica exercícios espirituais para libertar a criatividade, desenvolvendo o seu carisma tropical, seu jeito de ser conectado com os valores da brasilidade!  

E aprenderá a usar isso para criar conteúdos inovadores para suas redes sociais!

Terapia do Humor:

Humor para Autoconhecimento

        Acreditamos no poder transformador do humor.  Segundo Kundera o “o humor é a embriaguez da relatividade”, ou seja, a capacidade de entrar em outros pontos de vista, superando o maniqueísmo e restabelecendo o diálogo.

        Inventamos assim terapias de humor, usando o humor para o autoconhecimento, para a confissão pública de seus próprios erros e para o diálogo entre diferentes visões de mundo.

Confissões cômicas:

        Usaremos o humor para superar todos os tipos de vícios e neuroses, desde o vício em drogas, até o vício de usar o celular. 

         Nos dias de hoje a espécie humana tem todas as condições para ser feliz: só precisa se libertar de seus vícios. Nós queremos consumir, mas se quisermos ser felizes, precisamos aprender a consumir livremente, consumir conscientemente.

          O humor sempre foi uma ótima ferramenta para superar o vício. Nas aldeias indígenas há xamãs que interpretam palhaços para ajudar as pessoas a rir de seus vícios.  O personagem cômico é, em geral, a caricatura de algum vício e/ou obsessão do personagem. Reconhecer seu vício é o primeiro passo. O segundo é construir uma cena cômica (seja em stand-up ou outra forma de humor) sobre ele.  Ao rir de nosso próprio vício, começamos a nos libertar dele. E ajudamos outras pessoas no mesmo processo de libertação!

          É o humor que nos libertará dos vícios, ajudando a recuperar a Graça da Vida! 

Monstros:

         Se a Avatara Tropical é sua semideusa, o Monstro é seu obsessor materializado, seu lado mais grotesco, seus vícios, etc..

         Todos temos um lado semideusa. Mas todos temos também um lado monstro. Trazer esse lado monstro à consciência é uma tarefa transformadora.  Ensinamos o aluno a observar a si mesmo dominado pelo vício.  Essa observação cria um personagem cômico, um “monstro” que traz o vício à consciência e ri dele.

         O TV Monstro também permite que você construa monstros a partir de personagens que lhe incomodam

         Entre outras performances, fizemos a Campanha Somos Todos Zumbis.

Humor para a Cidadania:

         Como já dizia Oswald de Andrade, a Alegria é a Prova dos nove. E conseguir manter a alegria que permitirá chegarmos ao paraíso terrestre de Pindorama. E, está muito claro, 2022 é o ano da prova final.  Não vai ser uma prova fácil. Conseguirá você manter a alegria e o bom humor em meio às confusões e ódios que surgirão no próximo processo eleitoral?  Conseguirá não ficar brigando com parentes e/ou xingando em redes sociais?  Mas a Utopia Brasil existe para ajudar você a passar nessa prova dos nove, na prova que lhe permitirá manter a alegria em meio ao caos. O curso de “Terapia do Humor – Módulo Cidadania Lúdica” ensina você a ativar o humor para humor com as situações do dia a dia, como responder a um negacionista sem perder o bom humor? Como lidar com um fascista? Como criar performances que manterão a vibração elevada durante o ano eleitoral? Como tudo isso tem a ver com a Estética da Semana de 22? Como o humor antropofágico pode salvar o mundo? Tudo isso você aprenderá no Humor para a Cidadania e sairá do curso sendo um ASA (Agente Secreto da Alegria) com sua super licença 005 (a licença para brincar) e apto a espalhar bom humor pelos reinos da falta de graça.

0 visualização0 comentário
bottom of page