Biografia.jpg

Minha História

Newton Cannito já nasceu criando histórias. 


Filho de um técnico mecânico que era um grande sonhador e de uma dona de casa que brincava de soldado de ferro junto com o filho. Cannito cresceu desenvolvendo o poder da fábula.


Convencido da importância do storytelling para a transformação social, fez graduação e doutorado em cinema pela USP, o que o levou a uma carreira de sucesso como roteirista de cinema e televisão. 


Tornou-se um dos roteiristas mais premiados do Brasil, criador de filmes e séries como Unidade Básica (Universal TV), 9mm: São Paulo (Fox Channel) e Z4 (SBT / Disney Channel).  Nesse período se dedicou também à literatura ficcional e a desenvolver uma reflexão original sobre storytelling e narrativa, sendo autor de 9 livros já publicados.


Atuou também como dramaturgo para o empresário Antônio Ermírio de Moraes, na escrita da peça Acorda Brasil. Fez o filme "A vida de Leon Feffer" a pedido da família em homenagem póstuma ao patriarca da família que criou a empresa Suzano de Papel. Seu mais recente trabalho foi a cinebiografia de Silvio Santos, que será interpretado por Rodrigo Faro e será lançado em breve.


Como uma evolução natural de suas experiências como criador e pensador da narrativa, Cannito criou o método “Storytelling e Autoconhecimento: Sua vida é um filme". É um método de reflexão autobiográfica, voltado para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, que se utiliza de técnicas de storytelling para auxiliar os participantes a renovar a forma como percebem sua própria vida e descobrir seu propósito.


Também promove a Mentoria em Storytelling Pessoal, onde usa as técnicas narrativas para ajudar profissionais a criar sua Marca Pessoal, preparando o mentorado para palestras e entrevistas e ajudando-o a conquistar maior audiência e autoridade nas redes sociais.


Apaixonado pelo Brasil e por nossa cultura, Cannito criou ainda o Movimento Utopia Brasil, que procura investigar nossa identidade nacional e estimular a criação de novas obras artísticas que dialoguem com e renovem as nossas tradições.